sexta-feira, 17 de maio de 2013

5º Ano Pinóquio

Os nomes usados para identificar as turmas/classes de nossa escola são escolhidos por meio de uma proposta temática. É uma estratégia que a gestão, juntamente com os professores, adotaram para incrementar o processo de ensino-aprendizagem, aguçar a curiosidade dos alunos e promover a ampliação do repertório vocabular.
Já utilizamos como tema nomes de árvores nativas da região, de peixes de nossa fauna aquática, dos estados brasileiros, de frutas,  de cores, etc. Este ano foi escolhido títulos de clássicos dos contos de fadas.
 
Professor Vandecio Carvalho



quinta-feira, 4 de abril de 2013

A nossa escola é muito especial para nossa turma, porque o espaço é grande para brincarmos.
Onde moramos é muito distante das escolas da cidade e compensaria mais ir para uma escola do sítio. Estamos acostumados com a nossa casa no campo, por isso, como estudamos na escola do sítio, é muito mais fácil para nos adaptarmos, porque em nossas casas temos o mesmo visual da escola, os mesmos animais,  pastos, estrada de terra, etc.
E mesmo  que nossa escola tem essas qualidades, ainda não tem uma quadra de esportes, nem sala de informática e a sala de vídeo funciona na biblioteca. Porém, temos certeza de que mais para frente vai ter tudo o que esta escola necessita.
 
Stéfany Santana, 9 anos.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Teatro de Fantoches

 
 

"Nós, alunos do 5º Ano, fizemos um teatro de fantoches para os alunos da EMEI"

Tudo começou quando o professor Vandecio sugeriu que fizéssemos um texto coletivo sobre o conto "A Chapeuzinho Vermelho".
Depois de darmos várias ideias para a construção do texto, o professor pediu nós escrevermos individualmente a mesma história, porém da forma de qualquer versão que conhecemos.
Logo, o professor chegou com uma surpresa. Um saco cheio. Não sabíamos o que era, mas pareciam bonecos. Quando ele nos mostrou ficamos encantados. Eram bonecos de fantoches.
O professor deixou os que já haviam terminado o texto já escolherem os bonecos para os personagens e em poucos instantes já estávamos ensaiando.
Durante o recreio o professor preparou a "Casa de Fantoche" e no mesmo dia, no segundo período, fomos apresentar a peça às classes do Pré I, do Pré II e do 1º Ano. Como era uma sexta-feira, nós deixamos para apresentar a peça às classes dos 2º, 3º e 4º Anos na segunda-feira.
Valeu à pena, porque todos riam e, encantados, aplaudiam. Apesar do acanhamento nosso, nos sentimos realizados por planejarmos um teatro que deu muito certo. Quem sabe em breve preparamos outra história para apresentar com os fantoches novamente.
 
 
Autoras:
 
Camilla Ayana, Naiane Martins e Stéfany Santana.
 
 
Revisores:
Os demais alunos da classe, com auxílio do professor.